A Semana dos Baleeiros, festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes, é comemorada desde 1883 e festejada junto ao Museu dos Baleeiros na vila das Lajes do Pico.
O Museu dos Baleeiros encontra-se instalado em três casas originais de botes, do século XIX e é um dos poucos existentes em toda a Europa.
Nesta semana de festividade é celebrada a fé de um povo reflectida na ida dos homens para o mar em busca da maior baleia e nas orações com devoção a Nossa Senhora de Lourdes feitas pelas suas mulheres, para que estes chegassem sãos e salvos a terra.
Momento final do concerto
São celebrações carismáticas e embelezadas pelas tradições, folclore, grupos de cantorias e filarmónicas, teatro, feira de artesanato, literatura, tertúlia com antigos baleeiros e gastronomia típica.
A Semana dos Baleeiros atrai gente de toda a ilha assim, como das outras ilhas dos Açores.
É de salientar nas celebrações deste ano, o concerto de uma das bandas mais antigas de Portugal: GNR.
Apesar da fria noite, Rui Reininho e os restantes elementos da banda, aqueceram com a sua boa música e o público presente.
Rui Reininho, no seu auge e encantado com a Ilha do Pico, saudou todos os Açorianos e no final foi-lhe oferecido um chapéu típico em palha que ele orgulhosamente exibiu perante um público ao rubro.
A história da caça à baleia vivida por muitos, é assim recordada orgulhosamente por antigos baleeiros que nos seus relatos nos transportam no tempo a essa época tão importante na cultura Açoriana.
Os nossos agradecimentos à Câmara Municipal das Lajes do Pico e à Banda GNR.
Voltar para Eventos Portugal |